Blog – Consulado da Ração

A importância da higiene e limpeza da gaiola do seu roedor

Acompanhe aqui o passo a passo de como realizar a limpeza da gaiola do seu roedor e qual a importância desses cuidados.
Avaliar post

Você sabe qual é a importância de manter a higiene e a limpeza da gaiola do seu roedor?

A criação de roedores exige cuidados como a de qualquer outro animal. Por isso, quem decide adotar roedores como pet precisa estar por dentro dos cuidados que esses bichinhos demandam.

Por passarem boa parte de seu tempo em gaiolas, é indispensável que o ambiente seja confortável e saudável.

Para isso, além de providenciar uma gaiola de boa qualidade e enriquecê-la com recursos que possibilitem que os roedores façam atividades que mantenham sua saúde e os livre do tédio, a higiene da gaiola também deve ser preocupação primordial do tutor.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo falando sobre a importância de manter a gaiola do seu roedor sempre limpa e higienizá-la com frequência.

Para saber mais sobre a importância da higiene e limpeza da gaiola do seu roedor, continue a leitura!

Por que manter a higiene da gaiola do seu roedor?

Não se preocupar com a higiene da gaiola pode prejudicar muito o roedor e também o seu tutor.

Isso porque o acúmulo de fezes e urina na gaiola ocorre rapidamente. Por isso, se ela não for limpa com frequência, a gaiola pode se tornar um ambiente insalubre para o seu roedor.

Com isso, é possível que o seu roedor tenha problemas de saúde ocasionados pela sujeira e pelo mau cheiro decorrente da falta de limpeza da gaiola.

Além disso, uma gaiola com cheiro desagradável também é ruim para o próprio tutor e as pessoas que convivem com o roedor. Afinal, o mau cheiro pode acabar afetando todo o ambiente doméstico.

Higiene na alimentação

Pensar na higiene da alimentação dos roedores também é um ponto que integra a limpeza da gaiola.

Isso porque é possível que a comida deixada por muito tempo no comedouro, caia e acabe se misturando com as fezes e urina no substrato higiênico colocado no fundo da gaiola.

Além disso, a comida deixada por muito tempo pode estragar e fazer mal à saúde do seu roedor, contribuindo também para o mau cheiro na gaiola.

O ideal é trocar a comida e a água todos os dias. Se for possível, também é importante lavar o comedouro e o bebedouro sempre que trocar os alimentos e for repor água. 

Com que frequência limpar a gaiola do roedor?

A gaiola do seu roedor precisa ser limpa pelo menos uma vez por semana. É recomendado fazer uma limpeza profunda semanalmente, trocando totalmente a cama e removendo os resíduos sólidos.

Além disso, os acessórios como bebedouros e comedouros também precisam ser lavados pelo menos uma vez por semana.

Mas há também os cuidados diários, essenciais para manter a limpeza da gaiola do seu roedor. É importante trocar a água e colocar comida fresca todos os dias, assim como retirar os resíduos sólidos visíveis.

Principais benefícios de manter a higiene e limpeza da gaiola de seu roedor

Listamos abaixo, os principais benefícios ao manter a limpeza correta da gaiola do seu roedor. Confira!

Prevenção de doenças

A gaiola suja por facilitar a propagação de fungos, bactérias e parasitas que podem causar doenças aos roedores. Por isso, manter a gaiola limpa reduz os riscos de doenças e infecções.

Prevenção de odores

São três elementos que podem contribuir para que a gaiola do seu roedor tenha um odor desagradável: fezes, urina e restos de comida. 

Por isso, fazer a limpeza regular da gaiola vai impedir que esses resíduos deixem o habitat de seu amiguinho com cheiro ruim.

Bem-estar dos seus roedores

Por todos os motivos apontados acima, manter a gaiola limpa contribui para o bem-estar do seu roedor e para a sua boa saúde física também.

Os roedores são animais muito sensíveis e não gostam de ficar em ambientes sujos ou com odores fortes. Por isso, um ambiente insalubre pode causar doenças nesses animais. É indispensável tornar o ambiente de seu roedor o mais agradável possível.

Como limpar a gaiola do seu roedor

Para limpar a gaiola do seu roedor, é necessário seguir alguns passos simples que incluem:

  • Remover o animal da gaiola para ele não ficar assustado com a movimentação e deixá-lo em um local seguro;
  • Retirar o substrato higiênico que estiver sendo utilizado e certificar-se de que está removendo todo o substrato usado para substituir por um novo e limpo;
  • Limpar toda a gaiola, incluindo os cantos, paredes e acessórios. Existem produtos destinados a esse tipo de limpeza;
  • Enxaguar bem a gaiola e os acessórios para remover o produto que você usou para limpeza.
  • Esperar que a gaiola e os acessórios sequem totalmente;
  • Montar novamente os acessórios e adicionar o substrato na gaiola totalmente seca;
  • Colocar o roedor de volta em sua gaiola limpa e cheirosa.

Só no Consulado da Ração, você encontra tudo o que o seu roedor precisa!

Quem adota um pet, certamente quer oferecer o melhor para o seu companheiro. Portanto, proporcionar um ambiente agradável e confortável para ele é o melhor que você pode fazer.

Por isso, para manter seu roedor seguro e confortável, te convidamos a conhecer o Consulado da Ração e a sua linha de produtos para gaiolas de roedores.

Temos gaiolas, acessórios, substratos higiênicos, alimentos de alta qualidade e o que mais o seu roedor precisar. Contamos com tudo o que os seus roedores precisam para viver bem e saudáveis ao seu lado. Visite o nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *