Blog – Consulado da Ração

Alimentos naturais para cães: como preparar em casa

Alimentos naturais para cães
Avaliar post

Os alimentos naturais para cães estão ganhando cada vez mais apoiadores. Afinal de contas, eles oferecem muitos nutrientes para os nossos pets.

Se você se preocupa em deixar a alimentação do seu cãozinho cada vez mais saudável, mas não sabe como preparar esse tipo de alimento em casa e iniciar o processo de transição, não se preocupe, pois te ajudaremos nesta tarefa de cuidado com seu pet!

O que são alimentos naturais para cães

A alimentação natural para cães é aquela em que a base do alimento não passa pelo processamento industrial como a ração. Trata-se de uma alimentação fresca, que será preparada para o seu pet de estimação com alimentos 100% naturais.

Dentre os vários benefícios que a alimentação natural oferece para os cães, está que ela proporciona todos os nutrientes necessários e na quantidade ideal que seu cão precisa. Afinal, ela é feita de forma totalmente individualizada. 

Exatamente por isto, as dietas devem ser elaboradas sempre por um médico-veterinário, dê preferência a um especialista no assunto.

Se você é tutor de cães e pretende introduzir a alimentação natural para o seu pet, o primeiro passo é procurar um veterinário, pois ele saberá quais são as necessidades nutricionais do seu cão, a quantidade de alimentos que você deve oferecer, etc.

O veterinário levará em conta a idade e o porte do seu cão e poderá oferecer as melhores orientações sobre o cardápio alimentar do seu melhor amigo e o processo de transição.

Quais alimentos são liberados para cães?

Os alimentos liberados para a dieta canina são carnes, fibras, legumes, frutas e verduras. Mas você também pode incluir fontes saudáveis de carboidratos. Mas lembre-se que quem deve definir a dieta do seu cãozinho é o veterinário.

Alguns alimentos que fazem parte de uma alimentação natural para cães incluem:

Carnes

Carne bovina, de frango e de peixe sem ossos e sem espinhas. O ideal é sempre cozinhá-las para evitar que bactérias causem infecção alimentar no seu pet. 

As proteínas animais ajudarão a fortalecer os músculos do seu cão, deixarão o pelo mais brilhante, darão mais energia e deixarão o coração do seu pet mais saudável devido às boas gorduras.

Frutas

Melancia, banana, melão, manga, mamão, morango, pera, pêssego, kiwi, maçã, dentre outras, são bem-vindas no cardápio, mas devem estar sem caroço ou sementes.

Legumes e verduras

Abóbora, ervilha, beterraba, cenoura, batata, mandioquinha, berinjela, brócolis, chuchu, abobrinha, batata-doce, inhame, quiabo, couve-flor, vagem, rabanete e outros tubérculos, todos cozidos.

Alface, couve, agrião, espinafre, repolho, manjericão e salsa.

Fibras extras

Arroz integral, lentilhas e farelo de trigo umedecido.

Muitos alimentos podem ser de difícil digestão para os cães, ou até tóxicos, podendo causar vômitos, alergias, diarréias e mal-estar em geral. Diante disso, é sempre bom que o tutor esteja bem informado antes de oferecer qualquer alimento ao seu cão.

Nunca ofereça ao seu pet castanhas, nozes, chocolate, leite, cebola, pão, uva, abacate e café.

Ração ou alimentos naturais: qual a melhor opção?

Não existe uma resposta certa, pois os dois tipos de alimentos têm seus prós e contras. Esta escolha vai depender de cada cão e do quadro de saúde geral que ele apresenta.

Sabemos que a praticidade que as rações oferecem pesa muito na hora de escolher, pois a alimentação natural, apesar dos seus inúmeros benefícios, pode ser um desafio por demandar mais tempo de preparo e na conservação.

O ideal é definir com o veterinário do seu pet canino, a melhor opção conforme as necessidades de cada cão.

Aspectos como problemas de saúde do seu animalzinho, bem como se ele é idoso ou filhote (faixas etárias que possuem necessidades alimentares especiais), também influenciam nesta escolha.

Quais são os benefícios dos alimentos naturais para cães?

Os benefícios da alimentação natural para os cães são muitas, incluindo:

  • Reforço do sistema imunológico;
  • Redução da incidência de doenças de pele, alergias, sobrepeso, nódulos, otites, gastrite, entre outras;
  • Hálito mais puro, menos odor nas fezes e pelagem mais saudável e brilhante;
  • Possibilidade de variar o cardápio conforme os gostos e necessidades do seu cão;
  • Subjetividade: dieta individualizada e adaptada às necessidades nutricionais, estado físico e clínico de cada pet;
  • Maior atratividade: a comida natural tem textura e sabor mais agradáveis ao paladar canino;
  • Ajuda no controle das patologias por ser totalmente individualizada. Afinal, a alimentação natural auxilia no controle da diabete canina, obesidade, câncer, alergias alimentares, doenças intestinais e inflamatórias;
  • Hidratação do animal, pois os alimentos naturais têm 70º a mais de água, o que favorece a hidratação e influencia positivamente, o sistema renal e o urinário;
  • Ausência de conservantes químicos, pois a alimentação natural passa por apenas dois processos em seu preparo, o congelamento e o cozimento, deixando o organismo do seu pet menos inflamado,
  • Dieta balanceada, pois oferece todos os nutrientes necessários e na quantidade ideal para o seu melhor amigo.

Como preparar alimentos naturais para cães?

A preparação dos alimentos naturais para cães é bem simples, incluindo as seguintes etapas:

Separação dos materiais

Você precisará de uma panela a vapor ou frigideira, balança de cozinha, facas amoladas, tábuas, saquinhos ou potinhos e espaço no freezer ou congelador.

Quantidades

É necessário saber a variedade e a quantidade certa de cada alimento que você oferecerá ao seu cão. Quanto mais colorido o prato, melhor. 

Mas lembre-se de que o organismo dos cães não é igual ao nosso. Então, não precisa das mesmas proporções de alimentos que precisamos. 

O ideal é começar oferecendo pequenas quantias de cada alimento (transição alimentar).

Assim, você perceberá como seu cachorro reage à cada alimentação. Desse modo, caso ele não se adapte bem, você conseguirá suspender o alimento rapidamente, sem maiores danos.

Frutas

Ao prepará-las, não se esqueça de lavá-las bem e retirar todos os caroços e sementes para evitar engasgos e machucados no intestino do animal. 

Além disso, vale lembrar que as frutas têm alto teor de açúcar. Portanto, não exagere e ofereça sempre com moderação.

Tempero

Não é preciso usar sal e nem temperos no preparo. Afinal, além de alguns temperos serem tóxicos para os cães, (como a cebola, por exemplo), para esses animais, o sabor natural dos alimentos é bem melhor por possuírem o paladar mais apurado.

Conservação

O preparo não precisa ser diário, pois os alimentos podem ficar congelados por até 30 dias. Basta congelar em saquinhos ou potinhos.

Descongelamento

Passe o alimento congelado que você servirá ao seu pet para a parte mais baixa da geladeira. 

Após 12 a 18h ele estará descongelado, sem contaminação e com pouquíssima perda de nutrientes. Coloque-o em uma panela para aquecer e sirva ao seu melhor amigo em temperatura ambiente.

Transição alimentar

Introduza gradativamente a alimentação natural na dieta do seu pet e vá observando as reações. 

Cada cão tem suas particularidades. Portanto, o tempo de adaptação é diferente para cada um.

Alimentos naturais para cães: encontre as melhores opções no Consulado da Ração

Seja qual for a sua escolha, se ração ou alimentação natural, sabemos que você se importa muito com a saúde do seu pet. Por isso, quer proporcionar o melhor para ele. 

No Consulado da Ração, você encontrará todo tipo de alimento para o seu cão e outros pets também. Não deixe de conferir! Trabalhamos com os melhores produtos do mercado.

Temos ração natural, ração medicamentosa, acessórios para alimentação, brinquedos, caminhas, almofadas, anti-estressantes, roupas, acessórios e tudo o que você precisa para deixar seu cãozinho feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *