Blog – Consulado da Ração

Como escolher a gaiola ideal para o seu roedor

gaiola para roedor
Avaliar post

Para te ajudar a oferecer mais conforto ao seu roedor, vamos te ajudar a escolher a gaiola ideal para ele.

Os roedores estão caindo nas graças de muita gente. Afinal, além do charme natural desses pequenos bichinhos, eles também podem ser muito amigáveis e companheiros.

Se você está pensando em adotar algum tipo de roedor, certamente, está procurando mais informações sobre os tipos de cuidados que eles necessitam.

Aliás, é muito importante buscar informações. Afinal, embora não seja complicado ser tutor de roedor, você terá que providenciar alguns itens antes mesmo de o bichinho chegar ao novo lar.

E um deles é a gaiola ideal para o seu roedor. Afinal, é na gaiola que os roedores ficam a maior parte do tempo. Aliás, isso é necessário, inclusive para a própria segurança do animal.

Dessa forma, é preciso ter uma atenção especial com a escolha desse item, pois ele precisa oferecer conforto e o espaço adequado para que o roedor tenha uma vida saudável, confortável e feliz no seu novo lar.

Quer saber como escolher a gaiola ideal para o seu roedor? Então, continue lendo este conteúdo, e siga estas dicas para oferecer qualidade de vida ao seu bichinho de estimação. Confira!

Como escolher a gaiola ideal para o seu roedor

A seguir, você confere todas as dicas que selecionamos:

Escolha pelo tamanho

A primeira coisa que você precisa observar para escolher a gaiola ideal para o seu roedor, é o tamanho que ela deve ter.

Afinal, quanto maior for o animal, maior deverá ser a gaiola também. Além disso, é importante escolher uma gaiola bem maior que o roedor, para que ele tenha espaço suficiente para se movimentar e se exercitar dentro dela.

Por isso, o mais indicado é escolher gaiolas grandes, mesmo que o animal seja pequeno. Assim ele terá um espaço maior para explorar, e as chances de se estressar serão menores.

Ao colocar o animal em uma gaiola pequena, você restringe muito as possibilidades que ele pode ter, deixando-o suscetível ao estresse. Por isso, ele pode até ficar agressivo ou doente.

Além disso, caso você tenha escolhido ter mais de um roedor, a regra da gaiola grande é ainda mais importante. Afinal de contas, você terá que proporcionar espaço para que os dois explorem e não se sintam limitados.

Mas atenção! No caso de cogitar ter dois roedores, o ideal é pesquisar antes sobre a espécie, pois nem todas elas convivem bem em grupo.

O hamster sírio, por exemplo, não interage bem com um companheiro da mesma espécie dentro da mesma gaiola. Por isso, forçar essa relação pode gerar conflitos e agressividade nos animais. Então, esteja atento a isso!

Tipo de gaiola para roedor

Depois de definir o tamanho da gaiola para o seu roedor, é hora de escolher o tipo de gaiola ideal para ele.

Existem diferentes tipos de gaiolas para roedores, sendo que os três principais são: as gaiolas de acrílico ou plástico, as gaiolas de grade e até aquários no lugar das gaiolas.

A escolha do tipo de gaiola pode ter a ver com a espécie do roedor, mas também com o gosto do tutor.

As gaiolas de acrílico ou plástico, por exemplo, são muito comuns pelo fato de já virem com acessórios que ajudam a distrair o roedor. Contudo, elas não têm muita ventilação, o que pode ser um problema para quem vive em regiões onde faz muito calor.

Já as gaiolas de grade resolvem o problema do calor, pois são ventiladas e fresquinhas, para oferecer uma temperatura agradável ao roedor. Por isso, elas são o tipo de gaiola para esses animais mais populares. Estão disponíveis em uma grande variedade de tamanhos.

O único ponto negativo desse modelo é que ele pode resultar em mais sujeira para o tutor limpar pois, ao cavar o substrato dentro da gaiola, geralmente, os roedores vão jogar um pouco deles para o lado de fora.

Mas nada fora do comum e que você não possa resolver usando uma vassoura.

Aquários para roedores

Contudo, existem pessoas que optam por usar um aquário como gaiola para roedores. Isso porque eles são mais baratos do que as gaiolas. Além disso, resolvem o problema da sujeira atirada para fora da gaiola.

Ademais, o aquário deixa o ambiente bonito. Inclusive, é muito comum ver roedores vivendo dentro de aquários nos pet shops. Mas é claro que, em vez de água, você vai colocar substrato para compor o ambiente do bichinho.

Contudo, assim como a gaiola de plástico, os aquários oferecem pouca ventilação. Portanto, só escolha esta opção se o ambiente onde a gaiola for ficar, não for muito quente.

E mesmo assim, se certifique de que a tampa possui muitas saídas de ar para permitir a ventilação.

Enriqueça a gaiola do seu roedor com brinquedos

Além do modelo e do tamanho da gaiola, você ainda vai precisar decorar o “quartinho” do seu novo companheiro. É isso mesmo! Como os roedores passam a maior parte de suas vidas dentro das gaiolas, elas precisam ser, além de espaçosas, interessantes.

Para garantir que o roedor fique entretido, decore a gaiola com diferentes brinquedos e acessórios que despertam a curiosidade deles, e que os estimulem a se exercitar.

Os brinquedos podem oferecer diversas atividades instintivas do animal, como roer, morder, correr.

Os túneis também são brinquedos muito interessantes, e podemos até adaptá-los para promover a passagem de uma gaiola à outra, tornando o espaço do animal ainda maior e mais interessante, como se fosse uma casa com cômodos.

Tocas e tubos também são muito atrativos para os roedores. Algumas gaiolas já vêm até equipadas com alguns brinquedos. É muito importante manter os roedores ativos quando eles estão dentro das gaiolas, para que permaneçam saudáveis e alegres.  

Escolha do substrato

Por fim, você precisa escolher um substrato de qualidade para equipar a gaiola do seu roedor. Pois é esse elemento que garantirá o bem-estar do roedor dentro da gaiola. Afinal de contas, o substrato serve como a cama para ele se deitar.

Além disso, eles exercem o instinto cavando e se escondendo nas tocas que cava. Por isso, é importante forrar todo o fundo da gaiola com um substrato de boa qualidade.

O substrato também serve para ajudar na limpeza da gaiola, pois os roedores farão suas necessidades fisiológicas dentro da gaiola também.

Os mais usados são pallets e serragem. Os pallets têm a vantagem de ter um poder maior de absorção, ajudando na hora da limpeza. Em contrapartida, a serragem é um substrato mais barato.

Agora que você já sabe como escolher a gaiola ideal para o seu roedor, providencie tudo, e espere a chegada do seu novo amiguinho com um lar pronto e confortável para ele.

No Consulado da Ração, você encontra tudo o que seu animal de estimação merece! Não deixe de visitar o nosso site, e conferir tudo o que temos para seu roedor, como alimentos, brinquedos e até medicamentos.

Trabalhamos com o que há de melhor no mercado para oferecer ao seu pet!

mseo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *