Blog – Consulado da Ração

Riscos do chocolate para os pets

5/5 - (1 vote)

Março é o mês mais doce do ano, afinal temos a Páscoa! É um dos meses mais aguardados do ano, uma vez que temos centenas de pessoas completamente apaixonadas por chocolate.

Como manda a tradição, é hora de comprar ovos de páscoa, bombons, barras de chocolate para presentear amigos e família. Chocolates de vários sabores, diversas marcas, em vários formatos e uma infinidade de opções. 

E claro, assim que você abre e dá a primeira mordida, lá vem nossos pets não hesitam em lançar olhares irresistíveis, desejando um pedacinho para participar da festa. Difícil resistir, né?

Nesse momento surge a dúvida: podemos compartilhar o chocolate com ele?

A resposta é um incontestável “NÃO”! O chocolate é classificado como um alimento tóxico para animais de estimação, representando um perigo real que pode conduzir cães e gatos a situações graves, incluindo coma e até mesmo óbito. Assim, é essencial resistir à tentação de compartilhar o chocolate com nossos peludinhos.

Quais são os riscos do chocolate para os pets?

O chocolate, com suas variações de teor de cacau, contém a substância Teobromina, um alcalóide pertencente ao mesmo grupo da cafeína. Essa substância é rapidamente absorvida pelos animais após a ingestão, agindo como um estimulante potente para o sistema nervoso central e o coração. A concentração de teobromina determina o grau de risco, ou seja, quanto mais amargo e escuro, mais perigoso para o pet.

“A dose tóxica de teobromina varia entre 100 a 175 mg/kg em cães e 80 a 150 mg/kg em gatos” (SPINOSA, GORNIAK E BERNARDI, 1999). Para ilustrar, um pequeno pedaço de chocolate amargo, com teor entre 15-20 mg/grama pode ser o suficiente para intoxicar um Pinscher de aproximadamente 5 kg, ao ingerir apenas 25 g. 

Sinais de alerta: como identificar a intoxicação?

Os sinais da intoxicação surgem de 6 a 12 horas após a ingestão, os sintomas podem incluir:

  • Vômito
  • Diarreia
  • Aumento do volume urinário
  • Elevação da pressão arterial
  • Nervosismo
  • Tremores
  • Convulsões
  • Queda de temperatura

Embora os cães sejam mais susceptíveis à intoxicação, os gatos não estão isentos dos riscos associados ao chocolate.

Como sua casa pode conter mais chocolate nessa época do ano e se você tem criança que vai comer os bombons e ovos de páscoa isso aumenta o risco de acesso do seu pet ao chocolate, então fique em alerta para evitar que seu pet tenha acesso a ele.

Em caso de suspeita de ingestão de chocolate pelo pet, leve seu pet ao veterinário imediatamente, uma vez que a teobromina pode permanecer ativa no organismo por até 24 horas.

Dicas de cuidado do Consulado da Ração

  • Fique de olho nas crianças para evitar que elas compartilhem o chocolate com os pets
  • Em caso de ingestão acidental, leve seu pet imediatamente ao médico veterinário
  • Opte por alternativas pet-friendly disponíveis em lojas especializadas

Páscoa pet garantido no Consulado da Ração!

Atualmente, já existem opções de “chocolates” especialmente formulados para cães e gatos, oferecendo uma alternativa segura e saborosa.

https://www.consuladoracao.com.br/?route=product%2Fsearch&search=pascoa


Para seu pet entrar na brincadeira e aproveitar a Páscoa com a família, temos uma seleção de produtos deliciosos e especialmente criados para seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *