Escolher a coleira perfeita para o seu pet é tão importante quanto o tempo que você dedica a passear com ele.
A coleira adequada ao pet, mais do que um simples acessório, é sinal de amor e cuidado. Portanto, providenciá-la ao se tornar tutor de pet, deve ser um dos primeiros passos para garantir a segurança do seu novo amigo.
Mas qual é a coleira ideal? Sabemos que este assunto gera muitas dúvidas entre os tutores. Por isso, ajudaremos você a descobrir essa resposta e fazer a escolha certa. Acompanhe!
Como escolher a coleira perfeita para o seu pet?
Em primeiro lugar, é importante frisar que não existe uma coleira perfeita, um modelo único que se adequa a todos os animais. Mas sim aquela ideal ao seu pet, que atende bem às necessidades de cada animal.
Isso inclui:
- O tamanho do pet, para que a coleira não cause desconforto e até machucados;
- O tipo da coleira;
- A personalidade do pet.
- Dentre outros.
Além disso, independentemente da coleira que você escolher, há pontos que não podemos deixar de observar na seleção deste acessório tão importante para evitar riscos para o animal ou desconforto.
Tipos de coleiras
Vamos conhecer agora os principais tipos de coleiras para pets que encontramos no mercado atualmente:
Coleira peitoral
Confortável e segura, é o modelo mais popular e o preferido dos tutores de cães idosos ou com dificuldade de locomoção.
Apesar de ser mais comum para cachorros de pequeno porte, atende qualquer raça e porte de cães. Mas é necessário optar por um tamanho que sirva corretamente em seu pet para evitar que ele se solte e fuja.
Possui diversos modelos como, por exemplo: couro que fecha na barriga, em H (com regulagem no pescoço e no tórax), de colete, em X e o anti-puxão.
Pode ser usada por cães que costumam puxar a guia, pois preserva a região do pescoço e da coluna. Contudo, esse tipo de coleira pode estimular o animal a puxar ainda mais durante os passeios.
Colar tradicional
É ideal tanto para pets pequenos, como para os grandes. Porém, esse modelo é melhor para cães calmos, que não costumam puxar a guia.
Quando os pets são mais agitados, eles podem machucar o pescoço e a coluna.
É discreta, possui formato de um colar que fica ao redor do pescoço do pet. Tem uma boa largura e é ideal para pets de pescoços alongados.
Geralmente, o colar tradicional é utilizado por cães em seu ambiente doméstico. Mas também podemos usá-lo como guia em passeios. É o tipo de coleira que possui variedade de tamanhos, cores, estampas e materiais.
Coleira cabresto
Geralmente, é uma opção para cães que puxam e costumam pular nas pessoas. Se assemelha a um arreio de cavalo, passando no pescoço do cachorro e encaixando na parte superior do seu focinho.
Por isso, muitas vezes, esse tipo de coleira é bem desconfortável para o animal e é até difícil para se adaptarem.
Devido ao seu modo de encaixe, não é uma boa opção para cães braquicefálicos (os de focinho achatado). Este modelo costuma ser usado como um aliado no adestramento de cães muito agitados. Apesar de ser muito comercializada para cachorros de pequeno porte, é mais comum nos pets de médio e grande porte.
Coleira peitoral anti-puxão
Disponível para cães de todos os portes, é semelhante à tradicional coleira peitoral. No entanto, o gancho de encaixe da guia desse modelo não fica nas costas do cão, mas sim na frente, no peito.
O engate frontal desta coleira permite que, quando o animal puxar a guia, seu corpo gire para o lado, desencorajando este comportamento. Por isso, faz com que os passeios sejam mais tranquilos e conforme o ritmo do tutor.
Mas, para que ela funcione adequadamente e sem desconforto e dor, é necessário que as três faixas estejam bem ajustadas e sejam do tamanho certo do animal.
Colar de obediência
O colar de obediência, enforcador ou guia unificado, é um modelo em que se agrupa o colar e a guia. Assim, quando o cão puxa, a guia é pressionada, diminuindo o tamanho do colar e apertando o pescoço.
Por isso, é comum para cães de porte médio a gigante, com personalidade dominante e comportamento inadequado (muito agitado e agressivo). Afinal, ao tentar reduzir o desconforto causado no pescoço, o cão tende a evitar os puxões.
Adestradores e especialistas em comportamento animal não são fãs deste tipo de colar. Afinal, ele pode causar lesões em casos de mau uso (cães de micro e pequeno porte podem até ter um colapso traqueal ao utilizarem este tipo de coleira).
Por que é importante usar coleira?
Agora que você conhece os tipos de coleiras, as vantagens e desvantagens de cada uma, imaginamos que já tenha percebido como este acessório é um aliado importantíssimo para a segurança do seu pet e, não é mesmo?
Afinal, as coleiras atuam como uma excelente ferramenta para controlar a agitação do seu pet em várias situações.
Mas ela também é um ótimo suporte para ajudar no adestramento dos pets. Contudo, é importante frisar que o que resolverá o problema comportamental do pet será o treinamento do tutor ou adestrador, não a coleira.
Como escolher a coleira para seu pet?
Mas como escolher a coleira ideal? Para solucionar este problema, separamos alguns pontos importantes que devemos observar na hora de escolher a coleira perfeita para o seu pet. Confira!
- Conforto;
- Segurança (o que só é possível escolhendo uma coleira em materiais de qualidade e resistentes);
- Personalidade do pet;
- Tamanho do animal,
- E o objetivo da coleira.
Independentemente do modelo de coleira escolhido, lembre-se de colocar tag ou plaquinha de identificação, informando o nome e o telefone do dono do animal.
Encontre a Coleira Ideal no Consulado da Ração!
Te convidamos a visitar o site do Consulado da Ração e conferir os variados modelos de coleiras que temos para deixar seu amigo seguro, confortável e feliz.
Todos os nossos produtos são em materiais de ótima qualidade para oferecer sempre o melhor para todos os pets.
Acesse e veja também a nossa seção de roupas e acessórios, brinquedos, itens de higiene e muito mais! Sem dúvida, no Consulado da Ração, você encontra o que há de melhor para seu pet!