Ao escolher um filhote de réptil como um animal de estimação, é necessário dedicar atenção diferenciada à nutrição destes seres exóticos. Por isso, te ajudaremos a desvendar os mistérios de como alimentar filhotes de répteis da maneira certa.
Em primeiro lugar é importante que você saiba que a alimentação dos répteis varia de acordo com cada espécie.
A dieta dos filhotes de répteis costuma se basear em pequenos insetos, vermes e outros animais minúsculos.
Mas, conforme eles vão crescendo, começam a se alimentar de presas maiores e desenvolvem hábitos alimentares bem específicos, de acordo com sua linhagem.
Então, para conferir dicas essenciais de como alimentar filhotes de répteis da forma certa, continue com a gente e tire todas as suas dúvidas!
Benefícios de alimentar filhotes de répteis da maneira correta
É notável que a dieta dos répteis possui certas limitações. Por isso, é comum surgir a dúvida de como alimentar filhotes de répteis da forma certa.
Diante das particularidades alimentares de cada espécie de réptil, não há um tipo exclusivo de nutrição que se adeque a todos eles, apesar de a maioria dos nossos amigos répteis ser carnívora.
Contudo, escolher os petiscos certos na hora de tratá-los faz toda a diferença na alimentação e na nutrição desses animais. Confira os benefícios de alimentar os filhotes de répteis da maneira correta:
- Crescimento saudável e aprimoramento da aparência física: além de proporcionar um crescimento sadio ao animal, uma boa alimentação deixa a sua cor mais vívida e sua escama mais brilhante;
- Reforço do sistema imunológico: o organismo do filhote de réptil adquire maior suporte na imunidade. Dessa forma, eles ficam mais preparados para combater as doenças, ajudando no controle de patologias,
- Promoção da eficiência alimentar e melhor balanceamento nutricional: melhora a digestão do animal, bem como permite que o corpo desses pequenos seres absorva mais os nutrientes.
Dicas de como alimentar filhotes de répteis corretamente
Os filhotes de répteis necessitam de cuidados especiais quanto à alimentação. Afinal, na maioria das vezes, eles apresentam necessidades nutricionais diferentes dos répteis adultos. Desse modo, a sua alimentação deve ser rica em proteínas e cálcio.
Agora que você já conhece os benefícios de alimentar os filhotes de répteis corretamente, é hora de conferir como alimentar esses animais da forma correta. Acompanhe!
Busque direcionamento profissional
Consulte um veterinário para obter orientações específicas sobre a alimentação ideal para o seu filhote. Sem dúvida, ele te ajudará a oferecer uma dieta balanceada ao seu bichano.
Observe o tamanho dos petiscos
Forneça alimentos em tamanhos ideais para os filhotes de répteis, para que eles consigam ingerir sem dificuldade.
Atente-se à frequência da alimentação
Quando filhotes, a maioria dos répteis precisa se alimentar diariamente e, à medida que vão crescendo, a constância pode ser menor.
Mas é importante observar as necessidades individuais do seu réptil, pois algumas espécies podem precisar de alimentação diária por toda a vida.
Cuide da aparência do alimento
A apresentação adequada do petisco faz toda diferença, pois torna o alimento atraente ao pet, estimulando a ingestão.
Suplementação
Como os répteis de estimação comem alimentos menos variados do que os que vivem na natureza, é importante verificar com o veterinário se é necessário suplementar a alimentação do seu animal para suprir possíveis deficiências nutricionais.
Temperatura
É importante oferecer a alimentação para os répteis quando eles estiverem aquecidos. Caso contrário, eles não aceitarão os alimentos.
Passo a passo de como alimentar filhotes de répteis corretamente
Os cuidados com os filhotes de répteis podem trazer muitas dúvidas e receios. Afinal, cada espécie tem suas particularidades e necessidades específicas.
Por isso, trouxemos esse passo a passo as melhores práticas para garantir que seu filhote de réptil receba todos os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável. Confira!
- Conheça os hábitos alimentares do seu filhote de réptil: isso inclui saber quais alimentos são seguros e nutritivos.
- Crie um ambiente de alimentação agradável: mantenha sempre limpo o ambiente onde seu réptil se alimenta para evitar o acúmulo de bactérias e odores desagradáveis.
- Estabeleça a quantidade e a frequência da alimentação do seu réptil conforme as necessidades da espécie.
- Lave as mãos antes e após manipular seu réptil para evitar a propagação de bactérias no ambiente alimentar.
- Monitore o comportamento do seu pet: observe seu réptil e, ao menor sinal de estresse ou enfermidade, consulte o médico veterinário que o acompanha imediatamente.
Problemas que uma alimentação inadequada pode causar
Enquanto o manejo nutricional adequado amplia o bem-estar dos répteis e garante uma vida saudável a estes animais, por outro lado, uma má alimentação poderá trazer sérias consequências.
Então, vamos conhecer abaixo alguns dos problemas que uma alimentação inadequada pode causar:
- Perda de peso e fraqueza;
- Impactação gastrointestinal (acumulação de conteúdo da digestão no estômago ou no intestino);
- Anorexia (perda do apetite);
- Doença Óssea Metabólica (DOM) (inflamação da mandíbula, deformações dos ossos como saliências e desvios da coluna causada por falta de vitamina D, cálcio ou excesso de fósforo);
- Pneumonia e infecções respiratórias;
- Estomatite Ulcerativa: feridas na boca, placas amarelas na gengiva e sangramento saindo da boca;
- Hiperparatireoidismo Nutricional Secundário: carência de cálcio que causa letargia, fraturas ósseas, deformidades nos ossos e espasmos musculares;
- Distocia (retenção de ovos);
- Metaplasia Multifocal Escamosa e Hiperqueratose: carência de vitamina A, que causa alterações e engrossamento da pele;
- Hipercalcemia: excesso de vitamina D, que causa letargia, fraqueza muscular, constipação, aumento da frequência urinária, bem como confusão e coma em casos mais graves;
- Gota úrica;
- Caquexia: deficiência de proteína, causando perda contínua de massa muscular, gordura e massa óssea,
- Tiaminase: deficiência de vitamina B1, causa perda de peso e músculo, metaplasia escamosa e hiperqueratose.
Alimentos proibidos para os filhotes de répteis
Apesar de termos ciência de que a alimentação dos répteis difere de acordo com cada espécie, existem alimentos que não podemos oferecer a nenhum deles, independentemente da linhagem. Confira abaixo:
- Alimentos processados;
- Petiscos temperados,
- Cebola, abacate e chocolate.
No Consulado da Ração, você encontra o melhor para filhotes de répteis
Venha para o Consulado da Ração e confira nossa linha exclusiva de alimentos para filhotes de répteis. Temos também vitaminas e suplementos para deixar seu pet réptil bem nutrido.
Portanto, escolha a nutrição especializada que o Consulado da Ração oferece!
Além de nutrição, oferecemos acessórios, luzes e aquecedores, tudo o que seu pet precisa para ficar confortável e se sentir em seu ambiente original. Navegue pelo nosso site e conheça os nossos produtos!