Escolher o melhor tipo de iluminação para o seu aquário é uma dificuldade de grande parte das pessoas que decidem tê-lo em casa ou no ambiente de trabalho.
Em geral, as pessoas utilizam o objeto como ornamento, mas também para cuidar dos peixes e plantas que nele habitam.
Pensando nisso, a iluminação adequada é fundamental para manter seus habitantes, tanto os peixes quanto as plantas, saudáveis e confortáveis.
Além disso, uma boa iluminação vai deixar o seu aquário ainda mais bonito e ornamental.
Por isso, separamos algumas dicas valiosas que vão te ajudar a escolher o melhor tipo de iluminação para o seu aquário. Vamos lá!
Como escolher o melhor tipo de iluminação para o seu aquário
Abaixo, você confere as melhores dicas de como escolher a melhor iluminação para o seu aquário:
Identifique o tipo de aquário que você tem
A primeira coisa que você precisa observar para escolher a iluminação para o seu aquário, é o tipo de aquário que você possui.
Isso porque existem vários tipos e cada um deles tem suas especificidades e necessidades, inclusive no que se refere à iluminação.
Para um aquário plantado, por exemplo, a iluminação precisa ser mais intensa e seu espectro precisa ser completo, pois isso é necessário para favorecer o crescimento das plantas.
Já os aquários de corais precisam de iluminação de espectro específico para que os corais permaneçam bonitos e saudáveis. Neste caso, a iluminação também precisa ser intensa.
Nos aquários de água doce com peixes, você vai precisar de um tipo de iluminação que destaque os peixes e crie um ambiente agradável para eles.
Os aquários de água salgada com peixes precisam de iluminação que destaca as cores dos peixes, simulando as condições naturais de seu habitat.
Seleciona as lâmpadas adequadas
Uma vez identificado o tipo de aquário, é a hora de escolher as lâmpadas adequadas para a sua finalidade.
A lâmpada T5 HO tem eficiência e versatilidade, sendo indicada principalmente para os aquários plantados ou de corais.
Haleto metálico é um tipo de lâmpada muito eficiente, indicada principalmente para os aquários com corais, pois têm alta intensidade de iluminação. Contudo, elas consomem mais energia do que outros tipos.
Já a lâmpada de LED tem boa eficiência energética, durabilidade e se ajusta com facilidade ao espectro e intensidade desejados. É uma opção coringa, que atende bem a todos os tipos de aquário.
De maneira similar, a lâmpada fluorescente também atende bem às necessidades. Contudo, ela costuma ser indicada para quem está iniciando no mundo dos aquários, sendo muito comum sua presença nos aquários de água doce. Embora seja uma boa opção, sua eficiência é menor do que a do LED.
Regule a intensidade da luz para garantir a iluminação ideal para o aquário
Outro ponto que não pode passar despercebido é a intensidade da luz, que pode ser regulada em três estágios: baixa intensidade, média intensidade e alta intensidade.
A baixa intensidade é melhor para aquários que só tenham peixes ou para aqueles em que as plantas não exigem muita luz.
A intensidade média ou alta é necessária para aquários com corais e para aqueles que têm plantas que exigem muita luz para crescer e viver.
Escolha o espectro correto da luz
O espectro da luz também é importante e varia conforme o tipo de aquário. Nos aquários só com peixes, basta uma luz branca ou levemente azulada para destacar as cores dos peixes.
Nos aquários com corais, é preciso simular a iluminação do fundo do mar para possibilitar seu crescimento. Neste caso, deve-se usar luz azul e actínica (420-460nm).
Os aquários plantados precisam do espectro completo para permitir a ocorrência da fotossíntese. Então, a escolha precisa ser luz branca com picos na cor azul e vermelho.
Deixe a duração da iluminação do aquário diária regulada
No que se refere à duração da iluminação, você vai precisar ajustar o ciclo. Em geral, usa-se o ciclo diário, que dura de 8 a 12 horas por dia. Para ajustar o ciclo, é importante usar um temporizador.
Esse ajuste é fundamental para promover o bem-estar e evitar o estresse dos habitantes do seu aquário.
Leve em conta calor e estética
Observe a temperatura da água do seu aquário com frequência. Dependendo da iluminação, providencie maneiras de resfriar o ambiente.
Isso porque algumas lâmpadas esquentam muito, como os haletos metálicos. Nestes casos, você pode precisar usar chilers ou ventiladores.
Aliás, também não podemos nos esquecer da estética. Afinal, o aquário também faz parte da composição e decoração do ambiente.
Por isso, observe também se a iluminação que está escolhendo não afeta negativamente a aparência do aquário e se ela não prejudica a visualização das plantas e peixes que nele vivem.
Um aquário bem cuidado e planejado faz toda a diferença para quem tem e para os seres que vivem nele.
Por isso, busque sempre informações para oferecer bem-estar aos seres que vivem no seu aquário.
No Consulado da Ração, você encontra de tudo para o seu aquário, desde o próprio aquário até as lâmpadas e outros utensílios necessários para oferecer um ambiente limpo, saudável e agradável aos seus peixes, corais e plantas aquáticas. Visite o nosso site!