Blog – Consulado da Ração

Dicas para treinar seu peixe a ser mais sociável e interagir com você

treinar peixe
Avaliar post

Você sabia que é possível treinar seu peixe para ser mais sociável? É isso mesmo! Os peixes também são animais que podem responder a treinamentos para interagir mais com seres humanos.

Muita gente decide ter um peixe como pet, mas não conhece bem o animal. Isso pode gerar frustração devido à falta de interação com o tutor.

A primeira coisa é ter paciência para conseguir os resultados desejados. Afinal, os peixes não têm a mesma capacidade de interação e aprendizado que outros animais, como cães e gatos, por exemplo.

Mesmo assim, é possível estabelecer uma conexão com os peixes e treiná-los para interagir melhor com você.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para quem deseja treinar o seu peixe para algumas interações.

Então, se você deseja treinar seu peixe para socializar com você, continue lendo este conteúdo e confira várias dicas práticas.

Dicas para treinar seu peixe a ser mais sociável

Confira a seguir como treinar seu peixe para que ele seja mais sociável e interaja com você.

Escolha a espécie certa

A primeira dica para treinar seu peixe é escolher uma espécie mais interativa, pois elas são mais abertas ao treinamento.

Isso é um fator importante. Afinal, se você deseja criar um vínculo e treinar o seu peixe para interagir, o ideal é escolher espécies que já tenham essas características.

Peixes-dourados, betta e ciclídeos são exemplos de peixes que costumam interagir mais com seres humanos. Dessa forma, é possível ter mais sucesso em seu treinamento.

Construa uma rotina para o peixe

Rotina é fundamental para o sucesso de qualquer treinamento. No caso dos peixes, você pode estabelecer uma rotina rigorosa de alimentação, oferecendo o alimento sempre nos mesmos horários.

Com isso, muitos peixes conseguem reconhecer o horário de comer e são capazes de associar a presença do tutor com a hora da refeição. Isso já melhora a interação entre humano e peixe.

Tenha um ambiente agradável, estável e saudável

Um bom ambiente também faz toda a diferença no treinamento do peixe. Por isso, certifique-se de que o aquário esteja sempre limpo e bem cuidado.

Atente-se a manter os parâmetros adequados para a saúde do peixe, como as condições de pH, nitritos, nitratos, amônia e temperatura da água.

Uma decoração adequada também favorece o treinamento. Deixe o aquário do seu peixe bem decorado, bonito e rico em elementos.

Afinal, tudo isso contribui para que o peixe se sinta confortável, seguro e responda melhor ao treinamento.

Tenha constância na interação

Constância é fundamental para obter êxito no treinamento de um pet. Com o peixe não é diferente.

Esteja presente diariamente com seu peixe. Passe um tempo perto do aquário todos os dias. Procure mover-se devagar e observar o peixe.

Com o tempo, é provável que ele perceba sua presença, fique curioso e se aproxime para te observar também.

Use um espelho para treinar seu peixe

Existem peixes que se interessam pelo próprio reflexo. Os bettas são exemplos disso. Por isso, o espelho pode ser usado para estimular a interação.

Contudo, é necessário ter cuidado para não gerar estresse no peixe. Então, use o espelho sempre com moderação.

Ofereça comida no treinamento

Alimentos e petiscos são constantemente utilizados em treinamentos como reforço positivo. Você pode oferecer petiscos ou comidas para o seu peixe como recompensa pela interação.

Uma dica é oferecer pequenas quantidades de alimento quando o peixe for até a frente do aquário de olhar.

Use brinquedos no treinamento

Os brinquedos também podem ajudar muito no treinamento dos peixes. Pequenos brinquedos no aquário podem ajudar na interação entre peixe e tutor.

Outra dica que faz sucesso é colocar comida na ponta de uma varinha para o peixe seguir.

Estabeleça pontos de interesse para o peixe

Além dos brinquedos, outros elementos podem despertar o interesse do peixe. Por isso, enriquecer o aquário ajuda a estimular a sua curiosidade.

Nesse sentido, esconderijos como cavernas e plantas podem ser interessantes para o peixe e ajudam no treinamento.

Tenha paciência ao treinar seu peixe

Por fim, a dica de ouro é ter paciência. O peixe não começará a responder seus estímulos do dia para a noite.

Por isso, você precisará criar um vínculo com o seu peixe. Mas tenha clareza que criar o vínculo e treinar o peixe são atividades que levam tempo e precisam ser diárias.

Preste atenção no comportamento dele para descobrir o que o deixa mais interessado e confortável, bem como o que o estressa e você deve evitar.

Treinar um peixe demanda tempo, paciência e dedicação. Para enriquecer o aquário do seu peixe e te ajudar na tarefa do treinamento, te convidamos a conhecer o Consulado da Ração e a sua linha de produtos para peixes e aquários.

Aqui, você encontra ração, petiscos, aquários, brinquedos e tudo mais que o seu peixe precisa para manter o bem-estar, segurança e despertar o interesse dele para interagir com seres humanos. Visite o nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *