Blog – Consulado da Ração

Mês do Cachorro Louco: Proteja Seu Amigo de Quatro Patas com a Vacinação

Mês do Cachorro Louco
Avaliar post

O mês do cachorro louco é uma época do ano dedicada à conscientização sobre a raiva, uma doença viral grave que pode afetar todos os mamíferos, incluindo nossos queridos cães. 

A raiva é uma ameaça real e mortal para seu pet e também para você e toda sua família, mas passível de prevenção através da vacinação adequada.

Neste post, vamos explorar a origem da expressão “Mês do Cachorro Louco”, a sua importância na conscientização sobre a raiva e outras zoonoses, bem como os cuidados essenciais para proteger nossos amigos de quatro patas.

Qual a origem da expressão “Mês do Cachorro Louco”?

A expressão “Mês do Cachorro Louco” tem origem no Brasil e está relacionada ao mês de agosto. 

Esse período do ano ficou conhecido popularmente por esse nome devido a algumas crenças e observações populares associadas aos comportamentos dos cães durante esse mês.

Confira a seguir algumas características que costumam ser mais comuns nesse período do ano:

Condições climáticas

Agosto no Brasil é um mês de clima seco e de temperaturas mais amenas. Dessa forma, leva a um aumento da atividade dos cães, especialmente nas regiões mais quentes. 

Esse comportamento mais agitado pode ter contribuído para a associação com a “loucura”.

Acasalamento

Muitos cães entram no cio durante o final do inverno e início da primavera (agosto e setembro). Isso pode resultar em comportamentos mais agressivos e territorialistas tanto nos machos quanto nas fêmeas. 

Por isso, o aumento na agressividade e na busca por parceiros pode ter reforçado a ideia de “loucura”.

Aumento de casos de raiva

Historicamente, acreditava-se que havia um aumento nos casos de raiva animal durante o mês de agosto. 

A raiva é uma doença que pode causar mudanças comportamentais severas, incluindo agressividade, por exemplo. Isso contribuiu para a percepção de que os cães ficaram “loucos” durante esse período.

O que é a raiva?

A raiva é uma zoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico contido na saliva do animal infectado, principalmente através da mordedura. Letalidade de cerca de 100%.

Os sintomas da raiva são mudanças de comportamento, excesso de salivação, dificuldade para engolir, paralisia, bem como comportamentos anormais.

Aliás, a doença também pode ser transmitida para humanos, tornando a vacinação fundamental tanto para a proteção tanto dos pets quanto das pessoas.

Importância do Mês do Cachorro Louco

O “Mês do Cachorro Louco” possui grande importância devido a várias razões relacionadas à saúde pública e ao bem-estar dos animais. Aqui estão os principais pontos que destacam sua relevância:

Conscientização sobre a raiva

  • Prevenção da raiva: a raiva é uma doença viral fatal que pode afetar tanto animais quanto humanos. O mês do cachorro louco é uma oportunidade para reforçar a importância da vacinação contra a raiva e aumentar a conscientização sobre como prevenir essa doença.
  • Educação pública: campanhas educativas ajudam a informar o público sobre os sinais e sintomas da raiva, métodos de prevenção e a importância de manter a vacinação em dia.

Promoção da vacinação

  • Campanhas de vacinação: muitas vezes, são realizadas campanhas de vacinação durante o mês de agosto. Dessa forma, ele facilita o acesso dos donos de pets aos serviços de imunização e garante a vacinação do maior número de animais possível.
  • Proteção comunitária: a vacinação em massa ajuda a criar uma barreira de imunidade, protegendo não apenas os animais vacinados, mas também a comunidade como um todo, incluindo humanos.

Controle de zoonoses

  • Prevenção de doenças transmissíveis: além da raiva, o foco no mês do cachorro louco pode ajudar a prevenir outras zoonoses, doenças que podem ser transmitidas de animais para humanos, através da promoção de práticas de saúde animal adequadas.
  • Redução de riscos: campanhas de vacinação e conscientização ajudam a reduzir a incidência de casos de raiva. Dessa forma, diminui o risco de surtos e protege a saúde pública.

Bem-estar animal

  • Cuidado com os pets: o Mês do Cachorro Louco serve como um lembrete para os donos de pets sobre a importância de cuidados contínuos, incluindo vacinas, vermifugação, bem como tratamentos antiparasitários.
  • Monitoramento de saúde: os donos são incentivados a monitorar a saúde de seus animais, observando mudanças comportamentais e sinais de doença e a procurar orientação veterinária regularmente.

Mobilização comunitária no Mês do Cachorro Louco

  • Engajamento social: comunidades e autoridades locais se mobilizam para promover a saúde animal e a segurança pública organizando eventos e campanhas de vacinação e conscientização.
  • Parcerias: parcerias entre governos, ONGs, clínicas veterinárias e empresas do setor pet são fortalecidas durante este período. Portanto, acaba resultando em uma rede de apoio mais robusta para a saúde animal.

Histórico e tradição

  • Valor cultural: o Mês do Cachorro Louco tem uma importância cultural no Brasil, pois reforça a necessidade de práticas de saúde animal estabelecidas ao longo dos anos.
  • Lembrança coletiva: a tradição ajuda a manter a memória coletiva sobre a importância de cuidar dos pets, especialmente no que diz respeito à prevenção da raiva.

Cuidados adicionais durante o Mês do Cachorro Louco

Durante o “Mês do Cachorro Louco” é importante tomar precauções adicionais para proteger seu pet, especialmente contra a raiva e outros riscos associados. Por exemplo:

  • Evite contato com animais selvagens: animais como morcegos, guaxinins e raposas podem ser portadores da raiva.
  • Supervisione seu cão: mantenha seu cão supervisionado ao ar livre para evitar interações com animais potencialmente infectados.
  • Eduque a comunidade: participe de campanhas locais para aumentar a conscientização sobre a importância da vacinação.

Mês do Cachorro Louco: oportunidade de proteger seu amigo

O Mês do Cachorro Louco é um lembrete importante da responsabilidade que temos em proteger nossos amigos de quatro patas contra a raiva. 

Desse modo, manter a vacinação em dia é a melhor maneira de garantir a saúde e a segurança do seu cão e da sua comunidade.

Conte com o Consulado da Ração para te ajudar a proteger seu amigo de quatro patas, visite o nosso site e você encontrará orientações e todos os produtos necessários para o bem-estar do seu animal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *